Missal Romano

O Missale Romanum tradicional inclui as várias tabelas necessárias ao Cômputo Eclesiástico. Destaque para a Tabela Pascal (Tabella Paschalis Nova Reformata, frisando a necessidade e pertinência do novo sistema gregoriano) que relaciona as Letras Dominicais com o Ciclo das Epactas, permitindo determinar a data da Páscoa e outras celebrações com esta relacionadas (as chamadas "Festas Móveis”, Festorum Mobilium).


Por seu lado, o Kalendarium inclui a listagem das celebrações/festividades e solenidade relativa para cada dia do ano. Este documento dispõe quatro colunas apensas em paralelo com a listagem das celebrações.


- A primeira coluna exibe o Ciclo das Epactas (Cyclus Epactarum) em pequenos números romanos. A epacta registada corresponde ao dia do mês (Dies Mensis) registado na quarta coluna, no qual a Lua Nova cai em determinado ano. É, na prática, uma tabela perpétua, permite determinar as idades/fases da Lua sabendo a epacta de determinado ano.

- A segunda coluna dá-nos a Letra Dominical (Littera Dominicalis) para cada dia do ano, consequentemente a sequência dos dias da semana, sabendo a letra Dominical “geral” para o ano em causa (que é a do dia 1 de janeiro).

- A terceira coluna inscreve a data romana.

- A última coluna regista o dia do mês segundo a prática comum.

V. infra exemplo disponibilizando excerto do mês de fevereiro. Quando encontramos na 1ª coluna o valor da epacta de um qualquer ano em causa, sabemos que aí cai um novilúnio (Lua Nova), podendo extrapolar as "idades"/fases para esse ano (e.g. 2024, epacta = 19, novilúnio no dia 10)

.

MISSALE ROMANUM, REIMPRESSIO EDITIONIS XXVIII. JUXTA TYPICAM VATICANAM, BONNÆ AD RHENUM — ÆDIBUS PALMARUM - MMIV ._ Kalendarium (PDF, 158KB) | versão completa do texto do Missal, URL externo (PDF, 16MB)