Aequationes

Ajustamentos (no contexto do Calendário Gregoriano)

Para o ajustamento solar, deixa-se de fora o bissexto nos anos centenares não divisíveis por 400. Isto perturba o Ciclo Metónico, de modo que a Lua se "atrasa" 1 dia sempre que se aplica o mencionado procedimento. O inverso acontece quando similarmente se ajusta o movimento da Lua: após um Ciclo Metónico de 19 anos, a Lua antecipa as suas fases 1 dia em 312,7 anos (8 dias em 2500 anos). Corrige-se aumentando as epactas em 1 unidade a cada 300 anos, mais uma oitava e última vez após 400 anos. No imediato, aquando da implementação da correção em 1582, tornou-se necessário corrigir definitivamente o erro acumulado na data do Equinócio desde a época de Niceia: uprimiram-se 10 dias e "saltou-se" para a linha correcta das epactas. (vide Ziggelaar, A., The Decree of 1582, in: Coyne, G. V., Hoskin, M. A. and Pedersen, O. (eds.)", Gregorian Reform of the Calendar Proceedings of the Vatican Conference to Commemorate Its 400th Anniversary, 1582-1982", Pontificia Academia Scientiarvm, 1983: 210-11)


- A principal medida no que respeita ao ajustamento solar declara que três em cada quatro anos centenares serão comuns e não bissextos,.

O ajustamento lunar (ao ciclo metónico) materializa-se acrescentando ou retirando 1 dia à ”idade" da lua:

- Os astrónomos responsáveis pela reforma determinaram a necessidade de um ajustamento que compensasse o excesso de cerca de 1 hora entre o ciclo lunar astronómico e a a sua "interpretação" através do ciclo metónico. Isto resultaria que, após um período de aproximadamente 310 anos, o novilúnio acontecesse 1 dia antes do preconizado no ciclo convencional. Torna-se necessário acrescentar 1 dia à epacta com a periodicidade verificável na tabela infra.

- Uma segunda perturbação à regularidade das epactas é causada pela ocorrência dos centenares não bissextos. Estando outrora o ciclo dos bissextos "Julianos" perfeitamente integrado na regularidade do ciclo metónico, o facto de haver centenares não bissextos no Calendário Gregoriano faz com que se torne necessário retirar 1 dia à epacta no início destes anos específicos (centenares não bissextos), ou o novilúnio aconteceria 1 dia mais tarde do que o indicado no ciclo convencional, pois foi suprimido o dia extra de fevereiro.


Tabela c/ ajustamentos, segundo Clavius (aqui reduzida ao intervalo 1600-5100): "+1" aparece nos anos submetidos ao ajustamento lunar, "-1" nos anos submetidos ao ajustamento solar. O ajuste do ciclo lunar recebe o nome de proemptose, o do ciclo solar metemptose. A
metemptoseé a eliminação ocasional de dias (bissextos) do calendário solar. A proemptose é a eliminação ocasional de 1 dia de um mês lunar (aumentando deste modo 1 dia à "idade" da Lua). O resultado ou "salto" por vezes anula-se mutuamente, e.g. em 1800, 2100, etc.

- Ver cálculo da Epacta Gregoriana a partir de fórmulas.

NB: as tabelas disponíveis nestas páginas para determinação das datas litúrgicas acautelam devidamente os ajustamentos referidos.